Planilhas e controles financeiros. Porque não funciona?

Eu sou o tipo de pessoa que adora ter o controle total sobre os meus investimentos e saber de cada centavo que sai e que entra na minha conta (Muito louco não é! Eu sei que passo dos limites). Mas isso tem uma razão muito clara: se não souber como sai o dinheiro, como vou impedi-lo de sair? E se não souber como o dinheiro entra, como vou investir para que muito mais entre na conta?


Eu sempre procuro registrar minhas finanças em planilhas e eu mesmo as crio, atualizo e preencho. Contudo, isso não quer dizer que você deve ser assim também. Fazer um controle mínimo e se dar por satisfeito ou baixar os diversos modelos existentes na internet para que esses possam te ajudar a controlar suas finanças, podem ser opções a serem avaliadas.




Imagem retirada do site: http://blog.sigecloud.com.br/


E é nesse ponto que surge a pergunta: “Porque não funciona comigo?” Sim, entendo sua angústia, mas o fato é que essa é uma tarefa que requer tempo e um controle muito eficiente e eficaz, nem todos dispõem do tempo necessário para realizar essa tarefa e não são poucos os que encontram dificuldade para realizar um controle que seja realmente eficaz. Entenda, a planilha não faz milagre! Ela só é uma ferramenta de auxilio e seu verdadeiro controle acontece quando você não está na frente dela.


As planilhas devem ser usadas para tomada de decisão e somente para isso. Muitos acabam colocando suas frustrações na planilha e esperam que ela responda o que fazer. Pra isso não é preciso planilha, eu mesmo respondo: Se você está no negativo e quer sair dele, tem 2 opções: Ganhar mais dinheiro e cobrir tudo ou gastar menos e começar a ficar no positivo. (Simples não é?!) Agora se você quer saber aonde você pode gastar menos ou ganhar mais, indico que use uma planilha. (É que a bola de cristal que comprei ainda não chegou! :P)

Planeje, mas também cumpra o que planejou! Reveja suas metas, seus gastos, suas receitas, sempre que possível, pois é mais fácil alcançar a meta em acompanhamentos de curto prazo, esses irão permitir medidas que irão refletir no resultado final. Outra dica é pedir ajuda! Sim, se você tiver alguém que possa te auxiliar e incentivar, as chances de alcançar seu objetivo serão ainda maiores.


Vai de planilha que funciona!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que achou.. comente!