Brincando de bolsa de valores no BM&FBovespa

Frases como: "Ações são complicadas de investir", "Conheço um Fulano que vive de ações na bolsa", "Ciclano perdeu tudo nesse negócio de ações!", "As ações da empresa C que estão boas para comprar", "Ih, caiu muito, ficou baratinha, se fosse você eu comprava!" e muitas outras são muito comuns quando o assunto é bolsa de valores. O fato é que ações podem ser desmistificadas quanto ao mito de que só se ganha com sorte ou de que uma fórmula mágica existe para investir e sair vitorioso.

Quer uma boa forma de fazer um teste gratuito, sem nenhum risco e verificar como você se sairia investindo em ações? É só aderir ao jogo da bolsa de valores criado em uma parceria entre a Folha e a Bolsa de Valores de SP, um simulador de compra e venda de ações com todos os mecanismos existentes no processo real. Ainda há premiações, embora seja complicado competir com os caras de mercado que jogam para obter auto promoção. (O link para o game está no final do post)


O registro no jogo é bem rápido. No começo, uma carteira de investimentos é definida com base na composição do índice Bovespa e um valor em dinheiro (Dinheiro virtual!) é colocado na conta do jogo. Assim como na vida real, são cobrados impostos, custódia e emolumentos, tudo para deixar o simulador ainda mais afiado e proporcionar uma experiência muito próxima da realidade dos investimentos em ações.

Minha dica é zerar a carteira, vendendo tudo a qualquer preço logo no início. Calma! Vou explicar.. Como o jogo inicia com uma carteira pré-definida, ficaria mais próximo da realidade se o jogador abdicasse de possíveis premiações e montasse uma carteira própria, usando somente o valor que usaria na vida real, mesmo que no jogo o valor seja muito maior. Assim o investidor inexperiente poderá simular investimentos semanais, mensais, operações de day trade ou manter as ações no estilo "buy and hold" e ver no que vai dar. É uma boa oportunidade para conhecer mais sobre as empresas e ganhar conhecimento no assunto, sem contar na simulação que pode evitar muitas frustrações.

O jogo tem seu início no começo do ano e a apuração dos vencedores no final do mesmo ano. Mas para quem só tem interesse em obter conhecimento e não pensa em competir, então qualquer período serve para realização de testes. Até mesmo investidores mais experientes irão achar interessante a possibilidade de testar seus métodos e doutrinas para apurar resultados.

Vai lá e simule! Afinal, não custa nada!

Segue o link para o Simulador:
http://folhainvest.folha.uol.com.br/

Segue um link para cursos na própria Bolsa de valores:
Cursos pagos e gratuitos: https://educacional.bmfbovespa.com.br/cursosonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que achou.. comente!