#1


10 / ABRIL / 2019 - Início Projeto

"Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?"
Lucas 19:23

Como tudo na vida tem um começo, resolvi que deveria voltar a estudar finanças com o intuito de montar uma carteira de ações. Já passou o tempo da poupança (Nem sei se algum dia a poupança teve realmente seu tempo) e agora estou mais preparado para encarar essa jornada das ações. Mas não é montar um portfólio por montar (Não sei se alguém faria isso nem por qual motivo), mas ter, verdadeiramente, um conhecimento sobre as ações que venha a possuir e poder avaliar se as mesmas estão valendo o que eu espero.

Mas antes vale ressaltar algumas coisas a título de registro:

1 - Eu comprei ações de 2 companhias há muito tempo, acreditando em algumas máximas como: se eu consumo um produto ou serviço da empresa, se a empresa apresenta lucro, se ela possui um retorno bom e se tem pago dividendos, então é uma boa candidata para fazer parte da minha carteira. Mas isso se mostrou pouco eficiente, principalmente porque eu precisava de algum investimento que me ajudasse a rentabilizar em prazos curtos e automaticamente ter dinheiro pra investir mais. Acabei comprando ações de uma empresa que pagava muito, mas somente 1 vez no ano e outra que pagava quase nada, também uma vez ou duas no ano, mas com o rótulo de ser uma Blue Chip (Ação que se acredita ser segura, de uma empresa que esteja em excelente condição financeira e consolidada como líder em seu ramo).

2 - Resolvi vender as ações que tinha pra poder entrar num outro investimento, justamente para poder ter essa capitalização recorrente que eu precisava. Sai ganhando na Blue Chip e perdendo na outra. Deu uma espécie de empate. (Talvez tenha sido uma proteção de iniciante como essas dos games em geral)

3 - Neste exato momento, conto com um portfólio diversificado que me permite montar a minha carteira de ações. Possuo:

- Reserva de emergência
A minha reserva de emergência ainda está na poupança. Muito do que tinha nela já virou investimento de verdade (Renda Fixa e Renda Variável). Eu sempre acreditei que nunca iria usar essa reserva, mas já tive que usar algumas vezes e ela realmente me salvou de situações complicadas. Pretendo deixar pelo menos 1 ano de despesas ou salário na reserva (ainda não decidi) e com certeza não será na poupança.

- Renda Fixa
Tenho alguns CDBs, LCIs, LCAs, Debêntures e um troco no tesouro direto.

- Fundos Imobiliários
Rentabilizam mensalmente, o que me permite ter proventos para investir. Foi o investimento que escolhi quando resolvi vender as ações que eu tinha. Embora me dê um rendimento mensal, pode ser que eu resolva usar parte do valor em oportunidades dentro da própria carteira de FIIs ou aumentar um pouco a minha reserva financeira, então pode ser que em determinado mês eu não utilize esse valor para comprar ações.

- Previdência Privada
Eu fiz essa previdência privada porque eu possuía um apartamento que usava como investimento. Como o valor do aluguel é uma renda que precisa ser declarada no IR e é cobrado imposto sobre ela, acreditei que a previdência me auxiliaria a não ter que pagar imposto. Funcionou por um bom tempo, mas agora que uso o apartamento para moradia, ela não tem se mostrado necessária. Talvez use os valores do aporte para montar a carteira de ações. Ainda não parei pra fazer as contas e ver se é vantajoso manter os aportes nela ou não.

- Trabalho
O meu emprego me permite investir todo mês. (Embora tenha passado por alguns meses em branco na época em que tive que socorrer minha mãe e também após o falecimento do meu pai). Acredito que com um bom planejamento será possível obter melhores resultados com os aportes mensais, mas também é preciso entender que as variações no investimento são totalmente factíveis, tanto pra mais como para menos. (Enfim.. meu dinheiro, minhas regras)

Vamos ver se vai dar pra fazer esse aporte em ações, mas antes vou ter que estudar uma ação e entender ela bem.. então no momento oportuno vou escrever sobre qual escolhi, porque escolhi e o que aprendi com ela.

Por enquanto, é isso aí!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que achou.. comente!