#8


11 / MAIO / 2019 - Tesouro Direto X Fundo de Investimento Tesouro Selic

O banco BTG Pactual lançou um fundo de investimento que possuía a taxa de administração de 0,1% a.a e agora esse mesmo fundo passou a não ter mais essa taxa.

O que acontece é: investindo no fundo de investimento do BTG, o investidor não terá mais taxas, somente o come cotas que ocorre por conta do imposto de renda. Enquanto o mesmo investimento sendo feito no Tesouro Direto tem a taxa de 0,25% de custódia da B3. Parece ser realmente uma boa vantagem não ter mais que pagar essa taxa. Mas esse come cotas aí?

Come cotas é uma antecipação da cobrança do imposto de renda que ocorre de seis em seis meses. O percentual do imposto pode variar entre os fundos de investimento, pois a base de cálculo é o tempo de vida do fundo.
Se o fundo for de curto prazo, paga-se:
·         22,5% até o dia 180
·         20% para qualquer dia superior ao 180.
            Se o fundo for de longo prazo, paga-se:
·         22,5% até o dia 180
·         20% do 181 ao dia 360.
·         17,5% do 361 ao dia 720.
·         15% para qualquer dia superior ao 720.

O valor comido de seis em seis meses sempre corresponde à menor alíquota para cada tipo de fundo. Caso o valor seja resgatado antes de atingir a alíquota mínima: será cobrado desse valor a alíquota referente a quantidade de dias que o mesmo permaneceu investido menos o imposto já cobrado. Por exemplo: Um fundo de longo prazo no qual foi resgatado um valor em menos de 1 ano.. já teve o come-cotas com 15% e precisa ser cobrada a diferença que corresponde aos 20% da taxa do período menos os 15% já retirados, ou seja, cobram 5% em cima do valor dessa retirada.

Os fundos que estão sujeitos ao come-cotas são os fundos: cambiais, de renda fixa e os de multimercado. Os fundos que não sofrem desse mal: fundos de ações, previdência privada, fundos de investimento imobiliário e fundos de debêntures incentivadas.

Com taxa 0% de administração, não tem como dizer que não vale a pena investir nesse fundo, mas vale ver os detalhes como liquidez e tentar responder a linha de pensamento que não tenho resposta: Como o BTG ganha dinheiro com um fundo desses? Será só marketing para angariar clientes que podem investir em outros produtos e esses sim possuírem taxas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Me diga o que achou.. comente!